20 julho 2013

IP estático para conexão crossover - ArchLinux Raspberry PI

O Archlinux já vem configurado para configuração de IP via DHCP. Dessa forma basta conectá-lo no roteador doméstico, que ele receberá um IP.

Mas nem sempre, você possui esse roteador doméstico, às vezes é interessante fazer uma conexão direta entre seu computador e seu Raspberry PI. Antes de escrever a solução que adotei, é bom informar que o computador está com o Debian 7, e Raspberry PI com Arch Linux e a você precisará de um cabo de rede categoria 5 crossover.

No computador com Debian 7:
- Verifique o IP da sua rede para que você configure o Raspberry PI na mesma rede

$ sudo ifconfig eth0

- Caso seja um notebook, como o meu caso, e você não está utilizando a placa ethernet, apenas a placa wi-fi, você deve setar um IP estático que desejar:

$ sudo ifconfig eth0 10.2.1.100 netmask 255.255.255.0 up

No Raspberry PI, com ArchLinux
- Tive que instalar o pacote netctl, que substituiu o pacote netcfg na distribuição ArchLinux

# pacman -S netctl

- Dentro do diretório /etc/netctcl/examples copie os arquivos ethernet-dhcp e ethernet-static para o diretório /etc/netcl. O arquivo ethernet-dhcp não é necessário mexer, altere apenas o ethernet-static, colocando um IP da mesma rede de seu computador. Os arquivos são simples e autoexplicáveis.

- Para deixar automático e autodetectável, ou seja, ao colocar o cabo no PI ele deve tentar primeiro uma configuração DHCP e depois setar o IP estático, deve-se utilizar a sequencia de comandos abaixo:

# systemctl enable netctl-auto@interface.service 
# systemctl enable netctl-ifplugd@interface.service  

Pronto, basta reinicar o PI e verificar se funcionou.

Linsk utilizados:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Netctl

Nenhum comentário:

Postar um comentário