10 julho 2013

ArchLinux Raspberry Pi

Minha experiência de meio do ano foi realizar alguns testes com a GPIO. Eu tinha uma imagem já montado do Raspian Whezzy em um SD de 2G, e ao tentar instalar a biblioteca Ri.GPIO através do apt-get, começaram a surgir alguns problemas de dependência de pacote. O que já era esperado, pois a imagem não estava atualizada desde de abril.

Quanto tentei atualizar para resolver o problema de dependência, tive problemas de espaço, pois 2G é o mínimo recomendado, e o Wheezy vem com vários pacotes (inclusive interface gráfica) que não utilizaria nessa experiência.

Dessa maneira optei por tentar uma nova distro para o Raspberry PI, e escolhi o ArchLinux, por ser bem mais enxuto e por ter já o ssh ativado (no Wheezy era necessário alterar alguns arquivos de configuração dentro da imagem, ou então realizar um primeiro boot com monitor e teclado e ativar o ssh), o que para mim era vantagem pois queria acessar tudo via ssh.

Baixei a versão de 06-06-2013, o procedimento de montagem do SD é o mesmo do post anterior. Depois foi só colocar o SD e iniciar o Raspberry PI.

Fui surpreendido com a velocidade do boot, com apenas 10 segundos.

Atualizei o sistema com os comandos abaixo:

# pacman-key --init 
# pacman -Syu 

Baixou aproximadamente uns 170 MB, demorou alguns minutos (aprox. 10 min) para finalizar a instalação.

Instalei o python3 e o compilador gcc com os comandos abaixo:

# pacman -S python
# pacman -S gcc

Necessito desses dois pacotes para realizar a programação da GPIO utilizando o python.

Estou gostando do ArchLinux, creio que para o uso que pretendo do Raspberry PI (controle de periféricos e robótica) seja a distribuição mais indicada.

Links utilizados:
http://elinux.org/ArchLinux_Install_Guide
http://www.raspberrypi.org/downloads   

Nenhum comentário:

Postar um comentário