07 janeiro 2013

Minha proteção para o Raspberry PI

Não me atrevi a chamar de case, pois é muito simples, e nem tão pouco estético. O objetivo era fazer algo que proteja a placa e que não precise ficar manuseando seus componentes para plugar os cabos.

No post anterior relatei a breve pesquisa que fiz sobre as chamadas 'cases' para Raspberry PI, e o meu interesse particular sobre o último projeto DIY que achei.

Porém não estava com muito tempo, nem tão pouco tinha os materiais indicados pelo projeto, e resolvi, no maior estilo Mr. Maker (programa infantil da Discovery Kids) utilizar o que tinha em mãos, e em 30 minutos construir algo para proteger a placa.

O que tinha em mãos eram restos de um tupperware quebrado, parafusos de gabinetes de PCs, e precisava de algo para utilizar de hastes, e resolvi usar o tubo de uma caneta esferográfica.
Não tinha tempo para imprimir o mapa da placa Modelo B, e resolvi fazer eu mesmo um molde, medindo a olho o tamanho da placa, suas furações e fazendo um corte para deixar as portas GPIO livres. Coloquei o molde sobre o tupperware e com um estilete cortei as placas.

Tubo de caneta já cortado, parafusos de gabinetes e placa de plástico cortada
Para fazer os furos aqueci os parafusos na boca do fogão e coloquei em contato com as placas, da mesma maneira fiz para fixá-los nos tubos de canetas e na placa base. Por fim, peguei restos de EVA de uma lembrança de aniversário de um dos colegas de meu filho e fiz 3 pés na placa base. O resultado está abaixo.





Como disse anteriormente não é estético, mas atinge o objetivo de proteger a placa, e tudo feito facilmente em 30 min, com um detalhe: tomando conta de duas crianças também ;-) .

Pretendo fazer uma outra mais para frente, achei um tanto quanto chato trabalhar com o plástico, e ao colocar os pés de EVA acho que poderia utilizar mais desse material para fazer uma caixa quase que toda de EVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário